Uma determinada escola pública recebeu a
denúncia que alguns alunos estariam levando “droga” para ser distribuida
dentro da escola. A diretora comunicou o fato á Polícia Militar que
determinou a averiguacáo da denúncia imediatamente. Justamente neste dia, uma
5ta série estava em aula vaga no pátio devido á falta de um professor. Eram alunos
cuja faixa etária se concentrava entre 10 a 12 anos. Com a chegada da Policia
Militar na escola, a Diretora solicitou á inspetora de alunos que chamasse os
meninos para a sala de vídeo, dizendo aos mesmos que eles iriam assistir a uma
projecáo. Em hipótese alguma os alunos deveriam saber que os policiais estavam na escola. Na
sala de vídeo, os alunos foram submetidos a uma revista pelos policiais,
ficando apenas de cuecas. Como se náo bastasse, passaram pelo constrangimento
de terem que abaixar a cueca, ficando de cócoras (procedimento usado nos
presidios para detectar a presenca de droga no ánus). A Diretora argumen-
tou, em resposta á revolta dos pais, que sua intencáo era a de proteger os
alunos contra as drogas que poderiam estar circulando pela escola, bem como
descobrir os culpados.
Após o dilema, Klébis pusera aos professores questóes como:
Qual dos principios éticos vocé acha que a Diretora infringiu ? Justifique.
Vocé acha que os policiais aturam corretamente ? Justifique.
Os pais tiveram motivos para se revoltarem? Justifique.
Se vocé fosse aluno desta escola, o que
pensaria?
(Adaptado de Klébis e Menin, 2000, p. 36)
(Adaptado de Klébis e Menin, 2000, p. 36)
KLÉBIS, M.A; MENIN, M.S.S. A disciplina e a educação em valores nas escolas. Estudos, n.10; dez. 2000.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCactus Lovers
ResponderExcluir01.Privacidade e respeito, porque os alunos tiveram suas intimidades expostas, sem o consentimento dos mesmos.
02.Não, os policiais não agiram corretamente, pois para revistar é necessário o mandato judicial e autorização dos responsáveis, por serem menores de idade.
03.Óbvio, estes deveriam ser consultados para ficarem cientes da situação e tomarem as devidas providências.
04.Ficaria constrangido e agredido moralmente, devido à exposição diante dos colegas de turma e o abuso de autoridade. E não se sentiria confortável para voltar à Escola.
Equipe Cactus Lovers, as respostas ao caso vão ao encontro das discussões, consideramos que a ética foi infringida porque, ainda que a escola tenha certa ¨autonomia¨, eles devem considerar os direitos dos sujeitos.
ExcluirDesliga o freezer a noche-
ResponderExcluirQual dos principios éticos vocé acha que a Diretora infringiu ? Justifique.
R: Ela está discriminando os alunos, uma vez que a mesma não buscou averiguar as denuncias apenas tomou medidas drásticas sem contatar os pais dos alunos.
Vocé acha que os policiais aturam corretamente ? Justifique.
Não, apesar de fazerem seu trabalho eles poderiam ter feito de forma diferente, visando a integridade dos alunos.
Os pais tiveram motivos para se revoltarem? Justifique.
Com certeza, ja que seus filhos foram submetidos a uma situação constrangedora sem que houvesse qualquer prova do ocorrido e sua contatação para dar um aval sobre o caso.
Se você fosse aluno desta escola, o que pensaria?
Que eu poderia sofrer algum tipo de assedio e ficaria extremamente constrangido, uma vez que não houve uma investigação correta, tendo em vista que qualquer um poderia estar suscetível a uma situação similar.
Equipe Desligue o freezer a noche, certamente a questão da integridade é um principio ético que foi infringido, porque não houve diálogo prévio para conhecer os motivos da situação, assim, se parte do presuposto que eram culpados, por estarem inseridos em uma realidade social estigmatizada.
Excluir1) O erro da diretora foi permitir que os policiais realizarem a revista sem a devida autorização dos responsáveis e ainda, dentro da escola.
ResponderExcluir2) Não foram nem um pouco corretos na sua atuação, pois os policiais deveriam respeitar as leis já que a situação constringiu todos os alunos e os mesmos foram obrigados a fazer isso contra a sua vontade e sem a autorização dos responsáveis. Além disso, não havia nenhuma prova de que aqueles alunos eram os reais culpados da acusação.
3) Com toda a certeza, pois os seus filhos foram colocados em situação constrangedora, sem uma prova real de que eram os culpados. Ou seja, a diretora apenas seguiu seus "instintos", ignorando os fatos. O ocorrido ainda pode causar um trauma nas crianças, o que fará com que as crianças passem por tratamento psicológico. Além disso, as crianças não saberiam como reagir e nem saber os procedimentos legais para a atuação dos policiais, o que infringe os direitos constitucionais das crianças.
4) Nos sentiríamos violados e totalmente constrangidos diante da situação, não querendo voltar a frequentar a mesma escola ou qualquer outra por medo de passar pelo mesmo constrangimento.
- Team: Las Brujas - Murilo, Carol Dantas, Milene, Taina, Reynaldo e Vinícius
Equipe Las Brujas, suas problematizacões estão coerentes, porém, muito abrangente, pois sentimos falta dos principios éticos que foram infringidos neste caso em particular, como exemplo, vocês poderiam ter citado: integridade, liberdade, entre outros.
Excluir
ResponderExcluir1- A diretora agiu de forma displicente com os alunos, submetendo-os a uma situação constrangedora. Todavia, a diretora poderia ter agido de forma diferente: poderia achar os alunos responsáveis, acionado o Conselho Tutelar e os pais para que pudesse resolver o caso.
2- Não, pois a realização das revistas fere o ECA, no artigo 18, em que diz que "é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor".
3- Com toda a certeza, pois não foram comunicados e nem autorizaram diante da situação.
4- Nunca mais voltaríamos lá, pelo constrangimento da situação.
CLUBE DAS WINX
Equipe Clube das Winx, achamos interessantes que o grupo apresentou uma resolução para o caso, mas poderiam ter acrescentado algum exemplo de príncipio ético que foi infringido para enriquecer a discussão.
Excluir1-A exposição dos alunos e o constrangimento.Porque os alunos não estavam cientes de que seriam revistados e foi de uma forma que envergonhou a turma.
ResponderExcluir2-Não, pois coagiram as crianças de forma errada, tratando-os como presidiários.
3-Sim, pois não foram informados e os alunos foram constrangidos perante a escola.
4-Diante de todo constrangimento, não voltaríamos a frequentar a escola devido a falta de insegurança.
Grupo Sextastico:Beatriz,Francine,Gabriela,Julio,Natalia Cardamone e Rafaella.
Equipe Sextastico, consideramos que as respostas estão boas, mas poderíam ter sido ampliadas, de modo a problematizar a temática da ética.
Excluir1- A diretora da escola agiu de forma incoerente e errônea com esta ação citada no texto acima. Tendo em vista que o papel do diretor é à transparência das ações educacionais e sociais da comunidade onde está inserida a escola, esta diretora feriu os princípios éticos desses alunos, onde esses se enquadram em dignidade humana e respeito às pessoas, transparência de acordo com as ações que norteiam a escola, assim deveria ter tido uma comunicação clara e exata em relação a diretora e profissionalismo.
ResponderExcluir2- Não, tendo em vista que o público alvo se tratava de crianças de 10 a 12 anos, no qual estavam presentes dentro do ambiente escolar e as ações realizadas por esses policiais, são as mesmas realizadas nos presídios. Esta atitude por parte dos policiais também feriu os princípios éticos, no qual esses não respeitaram o ambiente escolar e a dignidade humana e respeito dessas crianças, tendo em vista também que os policiais feriram o estatuto das crianças e adolescentes, no qual cita que “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.
3- Sim, diante da ação realizada pelos policiais e pela conivência da diretora da escola, os pais tiveram todos os motivos para se revoltarem, uma vez que a escola é o lugar no qual a criança deverá encontrar meios a partir do ensino e aprendizagem para se preparar para seus projetos e ter a sua formação. Desta maneira, a escola não é uma unidade penitenciária.
4- Se eu fosse aluno dessa escola me sentiria constrangido(a) a ter que me submeter a tal ação realizada pelos policiais, me sentiria enganado (a) e decepcionado (a) com a atitude da diretora e pensaria que a escola não é um ambiente seguro no qual deveria proporciona meios para a construção da minha formação.
Grupo: Heitor, Mariana e Vitor Galvão.
Equipe, as respostas estão bem justificadas. Apresentarom alguns princípios éticos e ampliaram a discussão problematizando cada aspecto referente ao caso.
Excluir