quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Conceitos: Ética e Moral

 

CONCEITOS

 

Moral – conjunto de valores norteadores das relações sociais e da conduta dos homens, concernente ou próprio da moral, pertencente ao domínio do espírito do homem.  (DICIONÁRIO BUENO).

 

Moral – procedimento, conduta à consciência da retidão, do bem e do mal, concernente ao código de ética humana. (DICIONÁRIO HOUAISS).

 

Moral - em um sentido amplo, sinônimo de ética como teoria dos valores que regem a ação ou conduta humana, tendo como caráter normativo ou prescritivo. Em um sentido mais estrito, a moral diz respeito aos costumes, valões e normas de conduta específicos de uma sociedade ou cultura, enquanto que a ética considera a ação humana de seu ponto de vista valorativo e normativo, em um sentido mais genérico e abstrato. Pode-se distinguir entre uma moral do bem. que visa estabelecer o que é bem para o homem – a sua felicidade, realização, prazer, etc., e como se pode atingi-lo – e uma moral do dever, que representa a lei moral como um imperativo categórico, necessária, objetiva e universalmente válida. (DICIONÁRIO JAPIASSÚ DE FILOSOFIA)

Moral - (do latim moralis "maneira, caráter, comportamento próprio") é a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica. (Wikipédia). https://pt.wikipedia.org/wiki/Moral

Ética ou filosofia moral - é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume, hábito, sendo sinônima de "moral", do latim mos, mores (que serviu de tradução para o termo grego mais antigo, significando também costume, hábito). A ética é intrinsecamente relacionada à definição da moralidade, ao questionamento e julgamento sobre quais são os bons e maus valores no relacionamento humano (axiologia), pois seu campo de estudo é esclarecer o que pode ou deve ser uma normatividade de conduta, se há alguma possível de se definir. (Wikipédia). https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica

 

Ética – ciência moral, filosofia moral. Estudo dos deveres e obrigações do indivíduo e da sociedade. (DICIONÁRIO BUENO).

 

Ética – parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. (DICIONÁRIO HOUAISS).

 

Ética – parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.), mas fundada num estudo metafísico de conjunto das regras de conduta e consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcança-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. (DICIONÁRIO JAPIASSÚ DE FILOSOFIA).

Referências

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 3 ed. Editora FTD, 2016.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Editora: Jorge Sahar, 1990.

WIKIPÉDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia. Acesso em: 25 out. 2019.